Cíntia Chagas encanta Patos de Minas com humor e português irreverente
Evento reuniu interessados em comunicação, oratória e pensamento crítico

A professora, escritora e palestrante Cíntia Chagas trouxe humor e uma língua portuguesa irreverente na noite de sexta-feira (29), em Patos de Minas. O evento reuniu estudantes, professores e interessados em comunicação, oratória e pensamento crítico.
“Eu tenho o calor do público, ao mesmo tempo que para mim é uma alegria, também é uma pesquisa sobre o que devo falar e qual caminho devo seguir”, disse a influencer.
Elegância
Cíntia comentou sobre a fala elegante, o equilíbrio entre espontaneidade e a formalidade, além de curiosidades sobre o português. Entre risos e reflexões, a professora compartilhou momentos inesperados que viveu em outras palestras pelo país.
“As pessoas são bem espontâneas, mas eu percebo que as mulheres têm um prazer bem inusitado em mostrar como o marido comete erros de português ou na oratória”, relembrou a professora.
Para Cíntia, uma fala elegante não está apenas na forma das palavras, mas no contexto geral transmitido, como na vestimenta. Segundo a profissional, é possível ser claro, correto e envolvente, sem perder a autenticidade e o respeito ao próximo.
Segredo
Em tempos de mensagens rápidas e linguagem informal, Cíntia ressaltou que é possível equilibrar elegância e espontaneidade na comunicação diária. O segredo está em adaptar a linguagem ao contexto, mantendo a clareza, o bom humor e a expressão pessoal.
“Eu costumo dizer ‘imite o seu chefe’: se ele for despojado, seja despojado, caso contrário, seja, desde o início, muito formal”, concluiu Cíntia.
O bom humor da escritora não ficou só nas palavras: quando perguntada se é “chique” comer pão de queijo com pelotas, típico de Patos de Minas, ela respondeu que vai ter que voltar à cidade para experimentar e contar o resultado.
Leia também